Encaminhamentos do primeiro diálogo do ciclo da OCA. Leia e assista!

Mensagem enviada aos participantes do debate Educação Ambiental, Agrobiodiversidade e Geopolítica: Diálogos sobre Políticas Públicas de Transição para Sociedades Sustentáveis, realizado pela OCA – Esalq e Nacepteca no dia 4 de fevereiro de 2015 – Clique aqui para assistir o video:

“Expressamos a cada uma e a cada um de vocês os agradecimentos da Oca e do Nace Pteca à importante contribuição que deram a mais esta jornada pela EA.

Na realidade, a EA é apenas um instrumento e um pretexto para nos aproximar procurando o fortalecimento mútuo da potência de agir na construção de uma vida melhor (um mundo melhor em toda a sua imprecisão talvez expresse com maior ênfase aquilo que não conseguimos nomear, mas que continua a nos provocar), de uma existência significativa, de um amadurecimento espiritual, de uma compreensão intelectual, de um sentimento existencial de acolhimento em alguma comunidade de práticas, de vida e de destino, de sentidos existenciais que nos fazem continuar a continuar.

Fizemos uma reunião de avaliação ao final do evento e o que mais se destacou foi a contribuição intelectual e a motivação pelo testemunho de vida que cada um de vocês deu e dá para esta difusa causa coletiva.

Fomos incitados à análise de conjuntura, à revisitar utopias e a buscarmos foco, compreendendo racionalmente a complexidade da jornada e intervindo para educar/transformar o mundo em direção a algo melhor. Não é trivial. Continuaremos buscando!

Enviaremos para vocês os desdobramentos que conseguirmos encaminhar para este processo e nos comprometemos a responder a convocações que nos façam para estarmos juntos em outros desafios.

Ao final desta nossa primeira rodada de avaliação, as palavras destacadas são:
Potência de Agir – bons encontros;
Ciclo de Diálogos para a Transição em direção a Sociedades Sustentáveis e Responsabilidade Global fortalecendo um Movimento de Ativistas que tenham como identidade aglutinadora a provocação “Ecossocialismo ou Barbárie” ou outra que melhor expresse o que nos une;
Círculos de Diálogos e Ações;
Comunidades Interpretativas e de Aprendizados;
Círculos de Aprendizagens Participativas;
Agir-Comunicar/Estudar-Refletir/Sistematizar e Incidir em Políticas Públicas;
Bandeiras de Ações/Lutas Coletivas; Conexões Glocais; Informação e Educomunicação;
Troca de textos e reflexões; produção coletiva de materiais;
Elaboração de declarações, manifestos e plataformas.

Nos acendendo uns nos outros, como velas (como escreve Mia Couto, de forma mais bonita), vamos iluminando os próximos passos de uma caminhada incremental que constrói os caminhos ao andar, como já disse um poeta. Aguardamos textos e reflexões de vocês para a construção da memória coletiva e de um texto provocador para outras etapas deste processo de intervenção educadora ativista.

Forte abraço!”

Comissão organizadora
Laboratório de Educação e Políticas Ambientais – OCA
Núcleo de Apoio à Cultura e Extensão NACE PTECA
(19) 2108-8648

Anúncios
Esse post foi publicado em Uncategorized. Bookmark o link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s