Lançamento de livro da Oca reúne conjuntura nacional e bem viver

via Notícias

Evento contou com roda de diálogo no SESC Bertioga no dia 9 de abril

No último dia 9 de abril ocorreu, no SESC Bertioga, o lançamento do livro “Educação, Agroecologia e Bem Viver: Transição Ambientalista para Sociedades Sustentáveis”, organizado pela Oca (Laboratório de Educação e Política Ambiental) da ESALQ/USP, e composto por artigos de mais de 30 autores e autoras. O material traz reflexões nos campos da Educação Ambiental, Agroecologia e do Bem Viver (conceito utilizado para remeter aos saberes e o estilo de convivência dos povos tradicionais ao redor do mundo).

09042018-IMG_6513

Foto: Bruno Fernandes

A roda de conversa teve a participação de três autores: Marcos Sorrentino, Fernanda Moraes e André Biazoti. Fernanda, que também foi uma das organizadoras do livro, falou a respeito dos conceitos envolvidos na obra, abordando suas particularidades, inter-relações e autores que dialogam com as temáticas.

Marcos trouxe em sua fala uma análise de conjuntura nacional, reforçando a importância da educação ambiental em busca da verdade, diante de uma conjuntura nacional com tantos retrocessos socioambientais, e buscando provocar em cada cidadão e cidadã uma busca existencial que possa propiciar potência de ação individual e coletiva. André apresentou um pouco de suas experiências na área da agricultura urbana, por meio de seus projetos no município de São Paulo, e descreveu como estes processos participativos podem contribuir para o fortalecimento do senso comunitário e para a participação popular.

09042018-IMG_6504

Foto: Bruno Fernandes

Marcos Sorrentino, que é também coordenador da Oca, comentou o evento foi significativo para o contexto atual, pois incentivou as pessoas, e proporcionou reflexões sobre a realidade local, em um município com 60.000 habitantes, no qual o Governo do Estado e a Sabesp querem retirar água do rio Itapanhaú para abastecimento da megalópole de São Paulo. Em sua visão, quando esta população começa a se manifestar contra esta transposição, ela coloca em pauta a reflexão sobre o modelo de desenvolvimento atual. Assim, cria-se uma oportunidade para a realização de análises de conjuntura, que busque outros modelos de desenvolvimento, e que se apresentem compatíveis com o desenvolvimento local, a melhoria de condições existenciais e sustentabilidade socioambiental.

09042018-IMG_6509

Foto: Bruno Fernandes

DIÁLOGOS E EDUCAÇÃO AMBIENTAL – Amanda Oliveira, que é agente de educação ambiental do SESC Bertioga e participou da organização da roda de conversa, disse que o evento foi muito interessante, pois reuniu ativistas da cidade, que já possuem uma pré-disposição para o debate destes temas. Para ela, a roda de conversa no lançamento trouxe à luz questões que estavam presentes, e que, no diálogo se tornam mais claras e palpáveis. Em reuniões de pessoas que estão motivadas por diversas causas, estes diálogos têm o poder de motivar e trazer aquele sopro de esperança para o trabalho coletivo e para impulsionar a luta.

09042018-IMG_6478

Foto: Bruno Fernandes

Ela comentou também que o SESC Bertioga vem desenvolvendo atividades no campo da Educação Ambiental em três frentes de atuação: com o público de comerciários que se hospedam na unidade (valorizando a biodiversidade e o território local), em projetos institucionais, e com a comunidade do município, onde atualmente, vem atuando em um bairro do município com a temática da hortas urbanas e ocupação de espaços públicos.

PROGRAMAÇÃO – A programação de eventos de lançamento do livro ainda terá dois encontros: 13/04, às 10h30, no Centro de Pesquisa e Formação (SESC) e no dia 18/07, às 19h, no SESC Sorocaba.

 

#mudarosistema

Anúncios
Esse post foi publicado em Uncategorized. Bookmark o link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s