Especialização

Para mais informações sobre o curso, acesse o site.

Histórico

O curso de especialização “Educação Ambiental e Transição para Sociedades Sustentáveis” tem sido idealizado nos últimos anos pela Oca a partir de reflexões cotidianas sobre a formação de profissionais atuantes na construção de uma sociedade mais sustentável e feliz. Uma série de iniciativas já foram realizadas nesse sentido como projetos, intervenções e múltiplos processos educadores.

A proposta do presente curso de especialização tem se fortalecido ao longo dos últimos dois anos, potencializada a partir da bem-sucedida edição de um curso de especialização de educação ambiental proposto pela Oca em 2001/2002, na qual até hoje os participantes mantêm vínculos entre si e lembram com carinho do processo vivido. É claro na fala desses especialistas formados a importância que o curso teve na sua vida em âmbito profissional. Atualmente, a turma 2017 está se formando e estamos abrindo as inscrições para uma nova turma com início em fevereiro de 2019.

Justificativa

A formação profissional na área ambiental tem-se constituído um desafio frente a atual crise socioambiental no Brasil e no mundo. Muitos cursos têm sido criados com objetivo de qualificar esses profissionais atendendo a diversas especificidades na área. Entretanto, a demanda desses profissionais com uma qualificação mínima para contemplar as especificidades emergentes, em especial quando se trata de intervenção nos espaços socioambientais, está aquém das necessidades geradas.

Essa qualificação parece estar fundamentalmente comprometida pelos processos pedagógicos dominantes nas práticas educacionais encontradas nos vários níveis de ensino. Praticas essas que, segundo inúmeros estudos realizados sobre as mais diferentes áreas e níveis do conhecimento das últimas décadas, se apresentam respaldadas numa concepção de construção de conhecimento que se caracteriza por ser asséptica, distanciada da experiência, dos interesses e das capacidades dos estudantes desenvolvidas nas e das suas relações porque vem de uma racionalidade objetiva, simplificada e cartesiana.

No que se refere à temática ambiental, há necessidade de se construir a compreensão e a ação na realidade de forma sistêmica e articulada. A participação e do diálogo efetivo entre profissionais, pesquisadores e comunidades, se dá através dos mais variados campos do conhecimento e saber evidenciando, portanto, é necessário reconhecer essa natureza multi e interdisciplinar. Além disso, é preciso compreender o sujeito conectados em seu ambiente (nas suas múltiplas dimensões) e fomentar processos empoderadores de atuação concreta na realidade.

Desse modo, a educação ambiental tem se mostrado um espaço ou uma área pertinente para o enfrentamento dessa e outras questões à medida em que possibilita um novo olhar para a crise instalada com propostas para sua superação. Essa proposta está embasada em métodos e ferramentas que buscam a transição para sociedades sustentáveis se aproximando de conceitos do pensamento complexo, diálogo de saberes, análise compartilhada da conjuntura, pesquisa ação, pesquisa intervenção, ciências políticas, econômicas e sociais.

Através deste curso, pretende-se fomentar e apoiar a construção de conhecimentos teóricos e práticos de Educação Ambiental na transição para sociedades mais sustentáveis, relacionados à formação de educadores socioambientais para ação transformadora, contribuindo para a educação ambiental permanente, continuada e articulada.

Objetivos

  • Contribuir para a formação de profissionais autônomos e críticos que atuem na transição para sociedades sustentáveis;

  •  Criar uma comunidade de aprendizagem que se retroalimente e se inspire na proposição de intervenções educadoras sustentáveis;

  •  Oferecer subsídios teóricos e práticos para a construção de conhecimentos nas áreas de educação, ambientalismo, políticas públicas, intervenção educadora, dialogando com sentidos existenciais e utopias individuais e coletivas;

  •  Contribuir para compreensão sobre limites e possibilidades de atuação em políticas públicas no atual modelo de organização das sociedades.

Orientações Gerais

Este documento, intitulado “Orientações Gerais”, tem por objetivo apresentar e detalhar os procedimentos do curso de especialização em “Educação Ambiental e Transição para Sociedades Sustentáveis”. Foi elaborado para orientar os estudantes ingressantes na Turma 2017.

Orientações Gerais

Anúncios