Projeto Escolas Sustentáveis

Escolas Sustentaveis EstreParceira da Oca na iniciativa: Instituto Estre de responsabilidade socioambiental e apoio da Secretaria Municipal de Educação de Piracicaba/SP

Período de realização: março a dezembro de 2011

Objetivo geral: contribuir, promover, apoiar e somar-se às ações de educação ambiental que já acontecem na escola, no sentido de fomentar a reflexão-participação-ação sobre processos educadores contínuos e sustentáveis.

Objetivos específicos:

a) Implementar e gerir processos educadores contínuos e  sustentáveis que promovam a  ambientalização da escola;

b) Compreender a importância de revisitar o currículo, a gestão, as edificações da escola e o conceito de cidadania nos processos de ambientalização escolar;

c) Apropriarem-se dos conceitos de diálogo, identidade, comunidade, potência de ação e felicidade ao refletirem sobre os processos de ambientalização escolar;

d) Construir coletivamente o conceito de escola sustentável;

e) Compreender a importância de organizar e envolver a comunidade escolar nas atividades da escola e no projeto.

Pilares:

Educação Ambiental e ambientalização do cotidiano escolar (pilares conceituais);

Políticas públicas escolarizadas (pilar de ação cidadã);

Formação de grupo de trabalhos e construção de escola sustentável (pilares da identidade comunitária);

Construção da memória coletiva realizada por cada grupo de trabalho (pilar prático-teórico da ambientalização escolar)

Estratégia: curso de formação para a comunidade escolar da rede de ensino municipal para construção de escolas sustentáveis. Uma experiência piloto que objetivava contribuir com a elaboração de um programa educar ambientalista que se articulava com a ambientalização da escola, com outros processos de aprendizagem participativos de educação ambiental no território escolar e com a contribuição na construção de sociedades sustentáveis.

Metodologia: curso de 210 horas direcionado para as comunidades escolares, que envolveu sete escolas e um centro rural de educação ambiental da rede de ensino municipal de Piracicaba/SP, divididos em três grupos de trabalho. Este percurso formativo foi composto por momentos de estudos dirigidos (individuais e coletivos) e momentos presenciais (encontros semanais de duas horas com cada grupo de trabalho em seu espaço escolar; encontros mensais com todos os participantes e aulas abertas mensais), que se destinavam ao diálogo de uma variedade de temas relacionados aos pilares do curso e a pensar em estratégias teóricas-práticas para construir, ampliar e envolver outras pessoas da escola no projeto pensado pelos grupos de trabalho. Ao final do processo formativo, cada grupo de trabalho construir sua memória coletiva que reunia em um único documento todas as atividades desenvolvidas pelo grupo. Este documento foi dividido em cinco partes, a saber: apresentação da comunidade escolar, escola dos sonhos, diagnóstico da realidade escolar, o conceito coletivo de escola sustentável e o plano de ação.

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