Dissertações e teses

Dissertações de mestrado

BATTAINI, Vivian. Educomunicação socioambiental no contexto escolar e conservação da bacia hidrográfica do rio Corumbataí. Dissertação (Mestrado em Ciências).  Pós Graduação em Ecologia Aplicada. Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz. Centro de Energia Nuclear na Agricultura, 2011.

COATI, Ana Paula. Envolvimento de jovens em processos grupais de educação ambiental: um estudo de caso. Dissertação (Mestrado em Ecologia de Agrossistemas) – Escola Superior de Agricultura “Luiz de Queiroz”, Universidade de São Paulo, Piracicaba/SP, 2006.

FREIXEDAS, Valéria Maradei. Conservação ou degradação? Diferentes concepções sobre microbacias e práticas de manejo no entorno do Córrego Campestre em Saltinho, SP. Dissertação (Mestrado em Ecologia Aplicada) – Escola Superior de Agricultura “Luiz de Queiroz”, Universidade de São Paulo, Piracicaba/SP, 2007.

LESTINGE, Sandra Regina. Olhares de educadores ambientais para estudos do meio e pertencimento. Dissertação (Mestrado em Recursos Florestais, com opção em Conservação de Ecossistemas Florestais) – Escola Superior de Agricultura “Luiz de Queiroz”, Universidade de São Paulo, Piracicaba/SP, 2004.

MONICO, Ilza Maria. Árvores e arborização urbana na cidade de Piracicaba/SP: um olhar sobre a questão à luz da educação ambiental. Dissertação (Mestrado em Ciências) – Escola Superior de Agricultura “Luiz de Queiroz”, Universidade de São Paulo, Piracicaba/SP, 2001.

MORAIS, Flávia Rossi de. Educação e fotografia: contribuições à percepção de problemas ambientais. Dissertação (Mestrado em Recursos Florestais, com opção em Conservação de Ecossistemas Florestais) – Escola Superior de Agricultura “Luiz de Queiroz”, Universidade de São Paulo, Piracicaba/SP, 2004.

MORIMOTO, Isis Akemi. A árvore na propriedade rural: educação, legislação e política ambiental na proteção e implementação do elemento arbóreo na região de Piracicaba/SP. Dissertação (Mestrado em Recursos Florestais, com opção em Conservação de Ecossistemas Florestais) – Escola Superior de Agricultura “Luiz de Queiroz”, Universidade de São Paulo, Piracicaba/SP, 2002.

NOGUEIRA, Maria Cláudia. Educação ambiental e extração clandestina de palmito juçara (Euterpe edullis): o caso do Parque Estadual Carlos Botelho – São Paulo. (Mestrado em Recursos Florestais, com opção em Conservação de Ecossistemas Florestais) – Escola Superior de Agricultura “Luiz de Queiroz”, Universidade de São Paulo, Piracicaba/SP, 2003.

RAIMUNDO, Maria Henriqueta. Educação ambiental na Serra do Itapety, Mogi das Cruzes, SP: construindo uma Agenda 21 local. (Mestrado em Recursos Florestais, com opção em Conservação de Ecossistemas Florestais) – Escola Superior de Agricultura “Luiz de Queiroz”, Universidade de São Paulo, Piracicaba/SP, 2002.

GÜNTZEL-RISSATO, Cíntia Guntzel. Comunidades aprendentes: uma experiência de implantação de coletivos locais de ação socioeducativa. Dissertação (Mestrado em Ciências)- Escola Superior de Agricultura “Luiz de Queiroz”, Universidade de São Paulo, Piracicaba/SP, 2013.

SANTOS, Cláudia Coelho. Formação de educadores ambientais e potência de ação: um estudo de caso. (Mestrado em Recursos Florestais, com opção em Conservação de Ecossistemas Florestais) – Escola Superior de Agricultura “Luiz de Queiroz”, Universidade de São Paulo, Piracicaba/SP, 2002.

SILVA, Fábio Deboni. Histórico, classificação e análise de centros de educação ambiental no Brasil. (Mestrado em Recursos Florestais, com opção em Conservação de Ecossistemas Florestais) – Escola Superior de Agricultura “Luiz de Queiroz”, Universidade de São Paulo, Piracicaba/SP, 2004.

SOUZA, Amílcar Marcel de. Caminhos para uma educação ambiental voltada à conservação dos mananciais de abastecimento público: um estudo de caso. (Mestrado em Recursos Florestais, com opção em Conservação de Ecossistemas Florestais) – Escola Superior de Agricultura “Luiz de Queiroz”, Universidade de São Paulo, Piracicaba/SP, 2004.

VELAZQUEZ, Cristina Suarez Copa. Da formação de grupos à ação coletiva: uma análise com grupos de jovens do assentamento rural da Fazenda Ipanema – Iperó – SP . (Mestrado em Recursos Florestais, com opção em Conservação de Ecossistemas Florestais) – Escola Superior de Agricultura “Luiz de Queiroz”, Universidade de São Paulo, Piracicaba/SP, 2002.

Teses de doutorado

ANDRADE, Daniel Fonseca. O lugar do diálogo nas políticas públicas de educação ambiental.. Tese (Doutorado em Ciência Ambiental) – Programa de Pós-Graduação em Ciência Ambiental (PROCAM), Universidade de São Paulo. 2013.

BIASOLI, Semiramis. Albuquerque. Institucionalização de políticas públicas de educação ambiental: subsídios para a defesa de uma política do cotidiano Tese (Doutorado em Ciência Ambiental). Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz. Centro de Energia Nuclear na Agricultura, 2015.

BRIANEZI, Thaís. O deslocamento do discurso sobre a Zona Franca de Manaus: do progresso à modernização ecológica. Tese (doutorado em Ciência Ambiental) – Programa de Pós-Graduação em Ciência Ambiental (PROCAM), Universidade de São Paulo/SP, 2013.

COATI, Ana Paula. Identidade e inclusão social e ambiental: a utilização da polpa da juçara (Euterpe edulis) em Taiaçupeba – Mogi das Cruzes – SP. Tese (Doutorado em Ciências) – Escola Superior de Agricultura “Luiz de Queiroz”, Universidade de São Paulo, Piracicaba/SP, 2013.

COSTA PINTO, Alessandra Buonaviglio. Potência de agir e educação ambiental: aproximações a partir de uma análise da experiência do Coletivo Educador Ambiental de Campinas (Coeduca), SP, Brasil. Tese (doutorado em Ciência Ambiental) – Programa de Pós-Graduação em Ciência Ambiental (PROCAM), Universidade de São Paulo/SP e Faculdade de Letras/Departamento de Filosofia, Universidade de Lisboa.

LUCA, Andréa Quirino de. Uma análise de discurso da política pública federal de educação ambiental. Tese (Doutorado em Ciência Ambiental) – Programa de Pós-graduação em Ciência Ambiental (PROCAM), Universidade de São Paulo/SP, 2013.

MACHADO, Júlia Teixeira. Educação Ambiental: um estudo sobre a ambientalização do cotidiano escolar. Tese (Doutorado em Ciências) – Pós Graduação em Ecologia Aplicada. Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz. Centro de Energia Nuclear na Agricultura, 2014.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s