TurmOCA

Conheça os participantes e colaboradores do nosso laboratório!
Marcos SorrentinoMarcos Sorrentino é fundador da OCA, professor e ambientalista, com formação em pedagogia e biologia, mestrado e doutorado em educação ambiental. Trabalhou na UNESP, campus de Assis, com a formação de estudantes de psicologia e atua há 26 anos no campus da USP em Piracicaba, junto ao departamento de Ciências Florestais, na área de educação e política ambiental. Atuou na criação e ações de diversas entidades e coletivos ambientalistas, redes e coletivos de educação ambiental. Foi diretor de educação ambiental do Ministério do Meio Ambiente, de 2003 a 2008 e atuou como assessor especial para política ambiental do Ministério da Educação.
Clique aqui para acessar o currículo Lattes.
André Ruoppolo Biazoti é Bacharel em Gestão Ambiental pela ESALQ/USP e mestrando no Programa de Pós-Graduação Interunidades em Ecologia Aplicada (PPGI-EA/USP). Atuou como coordenador de programas no Instituto Ambiente em Foco (IAF) e no Instituto 5 Elementos, além de ser associado ao Instituto Polis. É integrante ativo da Articulação Paulista de Agroecologia desde 2006. Desenvolveu-se nas áreas de gestão ambiental urbana, agroecologia, desenvolvimento sustentável local, agricultura urbana e articulação de políticas públicas. É integrante da rede Hortelões Urbanos e voluntário na Horta Comunitária do Centro Cultural São Paulo (CCSP) e da Horta das Flores, em São Paulo. Atua na área de agricultura urbana desde 2011, é animador da Plataforma de Apoio à Agricultura Orgânica na cidade de São Paulo e integrante do Movimento Urbano de Agroecologia (MUDA_SP). É conselheiro do Conselho Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional de São Paulo (COMUSAN), do Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural Solidário e Sustentável de São Paulo (CDRSS) e coordena o projeto Cidades Comestíveis (www.cidadescomestiveis.org).
Clique aqui para acessar o currículo Lattes.
Andrea QuirinoAndrea Quirino de Luca é bióloga, mestre em Recursos Florestais, especialista em Educação Ambiental e doutora em Ciência Ambiental (PROCAM/USP). Atuou como botânica na Prefeitura de Americana (SP) e como Coordenadora da Educação Ambiental da UC Mata de Santa Genebra, em Campinas (SP). Participou como formadora do Coeduca (Coletivo Educador Ambiental de Campinas). Trabalha, ainda, para a criação compartilhada de rede de significados para a ampliação da experiência dos ciclos femininos e questões relacionadas ao ser mulher na atualidade.
Clique aqui para acessar o currículo Lattes.
CintiaCintia Güntzel-Rissato é bióloga e mestre em Ecologia Aplicada (PPGI-EA/ USP). Especialista em Educação Ambiental pela UNICAMP (SP) e em Bases Ecológicas para a Gestão Ambiental pela UNIVATES (RS). Tem experiência como educadora de Ciências Biológicas para ensino médio, educação ambiental e em trabalhos de diagnóstico, mapeamento e ações socioeducativas com comunidades. Atualmente pesquisa na área de políticas públicas em educação ambiental, com ênfase em Coletivos Educadores e Ambientalização Curricular.
Clique aqui para acessar o currículo Lattes

Denisdenise3e Maria Gândara Alves
 é professora e atua em pesquisa, extensão e gestão na área de sustentabilidade com indicadores complexos socioambientais (Felicidade) pela Oca. É engenheira agrônoma (ESALQ/USP), licenciada em Agronomia (Universidade Técnica de Lisboa/Portugal), mestre (ESALQ/USP) e doutora em Bioquímica (Unesp). Foi professora da Unimep, diretora de Educação Ambiental e Agricultura da Prefeitura de Americana-SP, trabalhou em empresas nacionais e estrangeira e com desenvolvimento humano e Cultura de Paz. 
Clique aqui para acessar o Lattes.
ednaEdna Costa é bióloga e especialista em gestão ambiental. Atuou no Projeto Arte na Terra, que funciona na Fazenda São Luiz, município de São Joaquim da Barra (SP), na ong ACE Pau Brasil e em diversos outros projetos, coletivos e redes. Também é dançarina e focalizadora de danças circulares sagradas.
Clique aqui para acessar o currículo Lattes
FotoErnesto Luiz Marques Nunes é sociólogo (FFLCH-USP), mestre em Ciências Sociais (PUC-SP) e doutorando em Ciência Ambiental (PROCAM – IEE – USP). Atuou como executivo de empresas na área de pesquisa de mercado e opinião pública por 20 anos. Também tem experiência no ensino superior, atividade que desenvolve há 18 anos, atuando dentro e fora da sala de aula, como professor e coordenador de cursos de graduação e pós-graduação; Vegano desde 2010 tem experiência no desenvolvimento de palestras, rodas de conversas e formação de coletivos educadores ambientalistas e de direitos animais. Áreas de pesquisas atuais: modelos de transição para sociedades sustentáveis, desenvolvimento de coletivos educadores, economia solidária e direitos animais.
Clique aqui para acessar o currículo Lattes
Fernesse aquianda Correa Moraes é Engenheira Agrônoma e mestranda no Programa Interunidades em Ecologia Aplicada (CENA/ESALQ) com o tema construção do saber agroecológico. Já atuou como gestora de unidade de conservação no Amazonas, no Fundo Municipal de Meio Ambiente de São Paulo e atualmente realiza a Secretaria Executiva o Núcleo de Apoio à Cultura e Extensão em Educação e Conservação Ambiental (NACE PTECA)
Clique aqui para acessar o currículo Lattes.
Ingrid B12895461_10205721838952512_769941626_nardini Francisco é licenciada e bacharelada em Ciências Biológicas (ESALQ-USP). Fez intercâmbio em 2014 na Universidade Nacional Autônoma do México (UNAM) no Laboratório de Biodiversidade e Bem Estar Humano. Atualmente faz parte do Laboratório de Educação e Política Ambiental (Oca) através do projeto de Alfabetização Agroecológica Ambientalista.
Clique aqui para acessar o currículo Lattes.
  Isabela Kojin Peres é bacharel em Gestão Ambiental (ESALQ-USP), Mestre em Ciências e Doutoranda do Programa Interunidades em Ecologia Aplicada (CENA/ESALQ-USP), na linha Ambiente e Sociedade.  Possui experiência nas áreas de políticas públicas, legislação ambiental, código florestal, recursos hídricos, educação ambiental, educomunicação, comunicação institucional. É membro da Secretaria Executiva do Fundo Brasileiro de Educação Ambiental – FunBEA e do  Laboratório de Educação e Política Ambiental – OCA (ESALQ/USP). Sua área de interesse atual é a relação entre restauração florestal, educação ambiental, participação e governança.
Clique aqui para acessar o currículo Lattes.
IsisIsis Akemi Morimoto Toschi Oliveira é ecóloga e ainda formada em Direito, mestre na área de Política, Legislação e Educação Ambiental pela ESALQ-USP e doutoranda do Programa de Pós-graduação em Ciência Ambiental (PROCAM-USP). Coordena o Núcleo de Educação Ambiental da Superintendência do IBAMA em São Paulo. Ministra cursos e palestras sobre Educação Ambiental, Direito Ambiental, Mudanças Climáticas, Proteção da Fauna Silvestre e Proteção das Florestas Brasileiras.
Clique aqui para acessar o currículo Lattes.
Ivana 4Ivana de Campos Ribeiro é graduada em Jornalismo (FIAM), mestre em Motricidade Humana (UNESP-Rio Claro), doutorado em Ciências (UFSCar), pós-doutoranda em Motricidade Humana (UNESP-Rio Claro) e formação complementar em Abordagem de Arte Expressão para Intervenção Psicossocial e Educação e Espiritualidade. É coordenadora de projetos do Instituto Brasileiro de Educação para a Vida (IBEV) e pesquisadora do LEL – Laboratório de Estudos do Lazer, Departamento de Educação Física (UNESP – Rio Claro).
Clique aqui para acessar o currículo Lattes.
Kátia Carolino é advogada, especialista em direito administrativo, mestre em ciência ambiental e, atualmente, aluna de doutorado em Ciência Ambiental (PROCAM / USP), sob a orientação do Professor Doutor Marcos Sorrentino.  Foi pesquisadora no Núcleo de Pesquisa sobre Populações Humanas em Áreas Úmidas Brasileiras (NUPAUB / USP) e professora no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (campus São Paulo). Atualmente integra o Laboratório de Educação e Política Ambiental (OCA) da ESALQ (USP). Tem experiência na área de Direito, com ênfase em Direito Ambiental e Agrário.
Clique aqui para acessar o currículo Lattes.
Kelly Monaco Coletti é advogada (UNIMEP) e educadora ambiental. Participa da Prática Profissionalizante em educação ambiental, florestas e agroecologia, uma extensão coordenada pelo Prof. Dr. Marcos Sorrentino, na Oca, bem como, de demais projetos do Laboratório. Militante na luta dos direitos indígenas e populações tradicionais. Temas de interesse: Educação; arte; diálogo; mediação; conflitos socioambientais; unidades de conservação; terras indígenas.
Clique aqui para acessar o currículo Lattes.
foto Laura
Laura Vidotto é bióloga, especialista em Gerenciamento Ambiental (FEALQ/ESALQ) e educadora ambiental. Atuou no desenvolvimento do Programa de Educação Ambiental do Plano de Manejo do PETAR (Parque Estadual Turístico do Alto Ribeira), participando também de outros trabalhos realizados pela OCA. Faz parte do Conselho Municipal de Meio Ambiente do município onde reside (Tietê – SP). 
Clique aqui para acessar o currículo Lattes.
essa aquiLuã Gabriel Trento é Educador Ambiental e Agroecológico, graduando em Engenharia Florestal e Licenciatura em Ciências Agrárias pela Escola Superior de Agricultura “Luiz de Queiroz” – USP, técnico em Geomática pela UNICAMP, em Turismo pelo Centro Paula Souza e em Mecânica de Usinagem pelo SENAI. Atuou em diferentes organizações de base e por diversos anos foi participante da Associação Brasileira de Estudantes de Engenharia Florestal – ABEEF, assumindo cargos como Coord. Regional (2009/10), Núcleo de Conjuntura (2011/12) e Coordenação Nacional (2012/13). Atua com Sistemas Agroflorestais e Agroecologia desde 2009 e é atualmente parte do Laboratório de Educação e Política Ambiental – OCA, da ESALQ.
Clique aqui para acessar o currículo Lattes.
Luciana Ferreira da Silva é mestranda em Educação (Instituto de Biociências/UNESP Rio Claro), bacharel em Educação Física (Universidade de Mogi das Cruzes) e graduada em Pedagogia (Universidade Nove de Julho). Também é especialista em Educação Inclusiva (UGF). Atualmente é professora da rede Municipal de Educação de Suzano. Tem experiência na área da Educação, com ênfase em Educação Física, Educação Inclusiva, Educação Popular, Educação Ambiental e Educação de Jovens e Adultos, nas redes pública e privada de Ensino.
Clique aqui para acessar o currículo Lattes.
Maria CastelhanoMaria Castellano é mestre e doutora em Ciência Ambiental (PROCAM-USP). Trabalhou junto à Coordenação-Geral de Educação Ambiental do Ministério da Educação e junto à Secretaria de Estado do Meio Ambiente de São Paulo. Desenvolve projeto de pesquisa em nível de pós-doutorado junto ao Depto de Ciências Florestais da ESALQ/USP, no Laboratório de Educação e Política Ambiental (OCA), tendo como tema as interfaces entre a educação ambiental e uma educação que contribua para relações mais justas entre os seres humanos e os animais não humanos.
Clique aqui para acessar o currículo Lattes.
Maria Eugênia Camargo Fernandes é bióloga (USP), mestre em Ciência Ambiental (PROCAM/USP) e doutoranda em Educação (Faculdade de Educação da USP). Em sua pesquisa desenvolve o projeto de doutorado: Construindo um território de sentidos através do diálogo: uma praxis educativa na APA Embu Verde, Embu das Artes, SP, onde teve a oportunidade de estudar a experiência da metodologia de diálogo The World Café (Café Mundial) para a facilitação de processos participativos em torno de questões complexas.
Clique aqui para acessar o currículo Lattes.
HenriquetaMaria Henriqueta Andrade Raimundo é bióloga e mestra em Recursos Naturais (ESALQ-USP). Com 10 anos de experiência na gestão de políticas públicas e projetos de educação ambiental, com passagem pelo IBAMA e Secretaria Estadual de Meio Ambiente da Bahia. Coordenou, em Suzano (SP), a  consulta pública da Lei Municipal de Educação Ambiental, formações  em educação ambiental e uma publicação com os resultados. Coordena diagnósticos socioambientais e planejamento de projetos e de monitoramento. É Presidente do FunBEA – Fundo Brasileiro de Educação Ambiental e Coordenadora da ANPPEA – Articulação Nacional de Políticas Públicas de Educação Ambiental.
Clique aqui para acessar o currículo Lattes.
marianaMariana Paz M. de Souza é bióloga e educadora ambiental. Atuou em instituições como a Associação Guajiru – Ciência, Educação e Meio Ambiente, e Fazendinha Estação Natureza. Desenvolve projetos de acompanhamento de certificação ambiental em Campina de Monte Alegre (SP). É ainda professora de ioga.
Clique aqui para acessar o currículo Lattes.
12744008_776896432416490_2784953355192565105_nMarina Pedrosa é bióloga (UFSCar – Sorocaba). Trabalha com Agroecologia há 2 anos – no núcleo de Agroecologia Apetê-Caapuã e no Grupo Timbó de Agroecologia. Participa de atividades na Oca e faz parte da prática profissionalizante coordenada pelo Prof. Marcos Sorrentino.
Clique aqui para acessar o currículo Lattes.
esse aqui
Nádia Rosário de Oliveira é graduanda em Engenharia Florestal na Universidade de São Paulo, campus ESALQ, com experiencia em Silvicultura e Conservação Genética. Atuando na área de Educação Ambiental, no projeto Circulando Livros e Saberes, com interesse na área de Conservação e Educação.
Clique aqui para acessar o currículo Lattes.
RachelRachel Trovarelli é doutoranda no Programa de Ecologia Aplicada – Interunidades (ESALQ/CENA-USP). Mestre em Ciências pela Universidade de São Paulo (USP). Graduada em Bacharelado em Gestão Ambiental pela Universidade de São Paulo (ESALQ/USP). É integrante do grupo de pesquisa e estudos Oca (Laboratório de Educação e Políticas Ambientais – ESALQ/USP) desde 2011. Atua na coordenação pedagógica do Curso de Especialização “Educação Ambiental e Transição para Sociedades Sustentáveis”. Atua principalmente nos seguintes temas: transição para sociedades sustentáveis, educação ambiental, felicidade e bem-estar, comunidades escolares, municípios que educam para sustentabilidade. 
Clique aqui para acessar o currículo Lattes.
Foto Oca RafaRafael de Araujo Arosa Monteiro é gestor ambiental formado pela EACH/USP, especialista em educação ambiental para a sustentabilidade pelo Senac/SP e mestrando do Programa de Pós-Graduação em Ciência Ambiental (PROCAM/USP). Foi coordenador da equipe de educação ambiental do Projeto Pescador Amigo realizado pelo Biopesca, com patrocínio da Petrobras, atuando junto às comunidades de pescadores artesanais do litoral central do Estado de São Paulo. Atua na equipe pedagógica do Curso de Especialização “Educação Ambiental e Transição para Sociedades Sustentáveis” e como educador ambiental do Projeto Albatroz, sendo responsável por coordenar as ações do Coletivo Jovem Albatroz. Principais temas de atuação: transição para sociedades sustentáveis, educação ambiental, juventude e conservação marinha.
Clique aqui para acessar o currículo Lattes.
Rodrigo Machado é doutorando em Ciência Ambiental, é mestre em Educação e graduado em Turismo. Possui especialização em Planejamento Turístico e em Gestão Ambiental. Atua profissionalmente na Educação Ambiental no Estado de São Paulo (Secretaria Estadual de Meio Ambiente) e no ensino superior, tendo trabalhado questões sobre formação de educadores, o desenvolvimento do turismo de base local e experimentações da pesquisa e da extensão como recursos pedagógicos na educação superior. Atualmente desenvolve processos de Educação Ambiental na Gestão Ambiental Pública, especialmente intervenções educadoras em espaços de participação social na gestão pública da biodiversidade, como os Conselhos Gestores de Unidades de Conservação.
Clique aqui para acessar o currículo Lattes.
SabrinaSabrina Mieko Viana é bióloga, mestra em Ciências da Engenharia Ambiental pela EESC/USP (2005) e doutora em Recursos Florestais pela ESALQ/USP (2013). Atuou em projetos de arborização urbana e educação ambiental no município de São Carlos (SP), participou da Rede de EA de São Carlos (REA-SC) e do Coletivo Educador de São Carlos, Araraquara, Jaboticabal e Região (CESCAR). Faz ilustrações botânicas e artísticas, como as utilizadas na abertura deste site.
Clique aqui para acessar o currículo Lattes.
SemiramisSemíramis Biasoli é advogada e educadora ambiental, especialista em Gestão Ambiental (Unicamp, 20103), doutoranda em Ecologia Aplicada (PPGI-EA/ USP). Coordenadora Executiva do FunBEA (Fundo Brasileiro de Educação Ambiental), é membro da Rede Paulista de Educação Ambiental (REPEA) e do COEDUCA – Coletivo Educador de Campinas e região. Atua em projetos de pesquisa-intervenção com ênfase em Políticas Públicas, em especial com processos participativos e políticas de formação de educadora/es ambientais.
Clique aqui para acessar o currículo Lattes.
ce3d534e-4121-4faa-96a5-67c7577f675dSimone Portugal é professora e mestre em educação pela Universidade de Brasília.  Consultora em educação ambiental, com experiência em elaboração de materiais didáticos para crianças, jovens e educadores(as) e formação de professores(as). Conselheira representante do segmento “pais/mães de estudantes de escolas públicas estaduais” no Conselho Municipal de Educação de Piracicaba, no ano de 2012. Participa da Oca/Esalq/Usp, pelo Projeto Alfabetização Agroecológica Ambientalista.
Clique aqui para acessar o currículo Lattes
FotoTaisThaís Brianezi é jornalista, mestre em Sociedade e Cultura na Amazônia pela Universidade Federal do Amazonas (UFAM) e doutora em Ciência Ambiental também pela USP (2013). É membro fundadora da International Environmental Communication Association (IECA) e da Escola de Ativismo. Participa, ainda, do Conselho Deliberativo do Fundo Brasileiro de Educação Ambiental (FunBEA).
Clique aqui para acessar o currículo Lattes.
essa aquiVivian Battaini é Doutora e Mestre em Ciências pelo Programa Interunidades Ecologia Aplicada (ESALQ/CENA). Especialista em educação ambiental e recursos hídricos (USP/ São Carlos, 2010). Graduada em Ciências Biológicas (Unesp – Rio Claro, 2007). Pesquisadora do Laboratório de Educação e Política Ambiental, Oca (ESALQ, 2010 – 2015). Tem experiência na área de educação ambiental com ênfase em formação de professores e planejamento e execução de projetos com diversos públicos e idades. Atualmente, faz parte da Comissão Organizadora do Ciclo e Movimento Educador Ecossocialismo ou Barbárie e do Curso de Especialização “Educação Ambiental e Transição para Sociedades Sustentáveis”.
Clique aqui para acessar o currículo Lattes.
Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s