Livroca – Adquira!

Educação ambiental e políticas públicas: conceitos, fundamentos e vivências

Capa livrocaEm 22 de maio de 2013, o Laboratório de Educação e Política Ambiental (Esalq/USP) lançou a publicação Educação Ambiental e Políticas Públicas: Conceitos, Fundamentos e Tendências), com organização de Marcos Sorrentino e prefácio de Marina Silva. A obra foi lançada pela Editora Appris, e você comprar o livro no site da editora clicando aqui.

Esta obra, organizada em forma de coletânea, tem por objetivo oferecer reflexões sobre a elaboração e implantação de políticas públicas comprometidas com a diversidade de pensamentos, saberes, sabores, histórias, culturas, etnias, raças e opções de cada um(a). Os caminhos para a construção dos sonhos humanos passam pela democracia e pela participação de todos, ou seja, por processos de inclusão para os quais a educação ambiental pode contribuir de forma significativa. É deste desafio coletivo que tratam os 33 artigos desse livro, elaborados por 48 autoras e autores de distintas áreas de atuação, atendendo ao convite feito pela Oca.

Nesse contexto, à academia não cabe apenas realizar a crítica aos governos e às políticas – quase sempre transitórias – para constatar o frequente autoritarismo e a desonestidade ideológica que os permeiam, gerando frustração e diminuindo a potência de ação de indivíduos e grupos. Cabe a ela também envolver-se na reflexão sobre a elaboração e implantação de políticas públicas, contemplando atores antes impensáveis para este papel. Em sua atribuição de produzir pesquisa, ensino e extensão, pode contribuir para potencializar a sociedade na sinergia entre iniciativas que dialoguem com as reais demandas e desejos dos diversos grupos sociais que compõem este grande, diverso e ainda desigual país.

Deixe um comentário